Como Guterres recebeu a notícia: “Era a mais calma das pessoas da sala”

Como Guterres recebeu a notícia: “Era a mais calma das pessoas da sala”

Tempo
|
Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

05 out, 2016 - 19:57 • Eunice Lourenço

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, conta à Renascença como Guterres e a equipa diplomática portuguesa receberam, em Lisboa, a notícia de que o ex-PM português deverá ser o próximo secretário-geral da ONU.

A+ / A-

Veja também:


“Vivi com muita emoção este momento. Fui ministro do engenheiro António Guterres; antes, fui seu companheiro nos Estados Gerais [do PS], sou seu camarada de partido.

Habituei-me ao longo da minha vida a admirar as suas enormes qualidades pessoais, profissionais, políticas e intelectuais. E essa sempre foi uma das razões de ser da tranquilidade que nós, a diplomacia portuguesa, sempre manifestamos ao longo deste processo.

Acreditamos que as qualidades pessoais, a enorme experiência política, quer nacional quer internacional, e o enorme conhecimento que o engenheiro Guterres tem das grandes questões mundiais e do modo de funcionamento e das necessidades de reforma das Nações Unidas, tudo isso se iria impor ao longo do processo eleitoral.

Sabíamos também que as inovações trazidas este ano, conferindo maior transparência e participação a este processo, favoreciam a candidatura do engenheiro Guterres.

Nunca nos conformámos com a possibilidade de a rotação geográfica desejável no cargo poder ser considerada apenas por um critério que vem da Guerra Fria, a divisão entre Europa Ocidental e Europa de Leste, que hoje não faz sentido – grande parte da Europa de Leste faz parte da União Europeia.

Acreditando em tudo isto, sempre olhámos com confiança, sem nenhuma espécie de arrogância, para a candidatura que apresentámos.

O engenheiro Guterres revelou-se, antes de se conhecer o resultado, muito optimista e confiante.

Depois de se conhecer o resultado, era a mais calma das pessoas presentes na sala (a pequena equipa que constituímos em Lisboa e que apoia o trabalho da nossa missão permanente em Nova Iorque). Foi um momento de grande felicidade.

A forma como o embaixador russo comunicou o resultado foi tão clara que não havia nenhuma dúvida sobre o resultado e a clareza do resultado. Não me lembro de nenhuma, mas poucas vezes um secretário-geral das Nações Unidas foi eleito sem uma ameaça de veto logo na primeira votação em que os membros permanentes têm um voto diferenciado do restante.

O resultado é tão transparente como o método. O engenheiro Guterres é eleito, na prática, com 13 votos a favor e nenhum contra. Isso é um elemento de orgulho adicional e de emoção.

Não o escondo porque nestas ocasiões não devemos esconder – somos humanos, não robôs: estou contente e emocionado por o próximo secretário-geral das Nações Unidas ser um português – e logo um português do calibre de AG.”

Depoimento recolhido pela jornalista Eunice Lourenço

Guterres a um passo de ser o próximo secretário-geral da ONU
Guterres a um passo de ser o próximo secretário-geral da ONU
Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Guterres. Dez anos a falar pelos que não se ouvem
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • RIP EUROPA!
    08 out, 2016 lisboa 04:43
    Que rico funeral vai ter a Europa com a ajuda deste pseudo filantropo... As pessoas informadas sabem muito bem que o Guterres defende a imigraçao descontrolada e ilimitada e muito provavelmente irá ajudar a colocar mais cavalos de troia na europa, com o disfarce de refugiados. Um desastre!!! Não auguro nada de bom....
  • Rui Frias
    06 out, 2016 Lisboa 23:37
    Portugal e todo o mundo de língua portuguesa, está de parabéns.! Nós portugueses, podemos ficar orgulhosos por termos um dos nossos ( não quero falar de política ) compatriotas no topo das nações. Infelizmente, há quem sofra com isso, preferindo denegrir gratuitamente, quem tem valor. Por essa razão e por outras, muitas vezes somos considerado lixo sem o sermos.....!
  • Vasco
    06 out, 2016 Santarém 22:23
    Por duas razões penso ser motivo de orgulho para todos nós, a primeira por se tratar de um português e a segunda porque alguém em final da corrida introduziu na competição uma senhora que antes tinha estado completamente arredada da prova, pelos vistos prevaleceu o bom senso por parte dos votantes que ao fazê-lo evitaram também a total desacreditação na ONU de já tão abalada com episódios tão nojentos, se irá ser alguém de válido a bem da paz e do progresso no mundo tenho muitas dúvidas pois todos nós sabemos quem são os mandões disto tudo.
  • João Galhardo
    06 out, 2016 Lisboa 14:53
    «Era a mais calma das pessoas da sala». 1.º Prémio pela mentira do ano.
  • JCS
    06 out, 2016 Fnc 12:25
    Excelente noticia, para todas as pessoas que defendem a Democracia e os valores humanistas, é uma vitória pessoal dele da diplomacia Portuguesa que se empenhou e concentrou totalmente na candidatura e no candidato, é bom quando vemos os políticos todos a "remar" no mesmo sentido, resumindo e concluindo Portugal quando se esforça consegue. Há que não esquecer que os derrotados são J.C. Juncker que de forma hipócrita veio dar os parabéns, Kristalina Georgieva que se prestou a fazer um mau papel, do Governo Búlgaro que não devia de ter retirado a candidatura muito digna de Irina Bokova que mesmo assim teve a coragem de continuar e ficou em 4º lugar , a Chanceler da Alemanha Merkel, e principalmente o sr. Mário David que levaram uma bofetada de luva branca após a comunicação de ontem do embaixador Russo como porta-voz dos 15 embaixadores do C. de Segurança ali presentes. Gostei!
  • Armando Martins
    06 out, 2016 Barcelos 11:17
    Estou feliz e orgulhoso de ser português; António Guterres, não tem nenhum português que se igual às suas qualidades em seriedade, honestidade, cultura e conhecimentos do funcionamento do mundo. Quando sse demitiu de 1.º ministro de Portugal, disse que não podia continuar neste pântano, que significa o lamaçal que existia à época e infelizmente ainda continua, entre governantes sem sentido de Estado. Como Guterres há poucos que tenha as suas qualidades.
  • Mário Guimarães
    06 out, 2016 Lisboa 09:51
    Lamento dizê-lo, mas temos provavelmente mais um criado dos amaricães na sua neo-colonização do mundo e que procederá rápido à colocação de mais falsos refugiados em Portugal e na Europa. Tenho orgulho sim nos antigos diplomatas de estatura que defendiam Portugal num todo e que eram respeitados mesmo nesse antro de vigarice mundial que é a ONU.Não o estou a ver a dar ordens a nenhum dos Países que financiam as "mascambilhas" do Mundo pois senão será corrido rápido. Temos infelizmente recordações recentes do Sr.Barroso que não dignificou nem Portugal nem o Mundo . Tenho dito !
  • JR
    06 out, 2016 LIsboa, Puto 09:37
    Quando era 1º ministro fugiu, porque o País estava de tanga e não teve competência para nada. Neste cargo, é apenas um fantoche de quem o lá vai pôr.
  • Miguel Botelho
    06 out, 2016 Lisboa 09:29
    Vamos ver como se comporta quando os Estados Unidos da América levarem à ONU a declaração de guerra à Síria (e à Rússia), tal como fizeram em 2003 (no Iraque). Só nessa altura, é que veremos se Guterres é Ban Ki Moon ou Guterres.
  • FUNERAL DA EUROPA
    06 out, 2016 lisboa 05:46
    Vai ajudar a enterrar a Europa.... Por aquilo que jã percebi, este homem defende a politicas das portas abertas como a Merkle.... Estamos feitos.

Destaques V+