Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE2016: Trabalhadores do sector público continuam a receber 13.º mês em duodécimos

05 fev, 2016 - 17:55

Subsídio de Natal continuará a ser pago em duodécimos.

A+ / A-

Veja também:


Os trabalhadores do sector público vão continuar a receber este ano o subsídio de Natal em duodécimos, tal como tem acontecido nos últimos anos, prevê a proposta de Lei do Orçamento do Estado entregue esta sexta-feira no Parlamento.

"Durante o ano de 2016, o subsídio de Natal ou quaisquer prestações correspondentes ao 13.º mês a que tenham direito, nos termos legais, (...) é pago mensalmente, por duodécimos", diz a proposta de Lei de Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), que o Governo entregou esta sexta-feira na Assembleia da República.

O valor do subsídio de Natal a pagar aos trabalhadores do sector público é calculado mensalmente "com base na remuneração relevante para o efeito, tendo por referência a remuneração auferida no mês de cada um dos duodécimos, nos termos legais, após a redução remuneratória prevista".

"O presente artigo aplica-se a título transitório, durante o ano de 2016, até que seja legalmente prevista a possibilidade de opção pelo trabalhador entre o pagamento por duodécimos ou o pagamento integral, num único mês", refere o documento, acrescentando que se trata de um regime de "natureza imperativa e excepcional".

Esta disposição insere-se na sessão I da proposta de lei, dedicada à carreira e ao estatuto remuneratório dos trabalhadores do sector público, que se inicia com um artigo que determina a prorrogação de efeitos de oito artigos da Lei do Orçamento do Estado do ano passado, “durante o ano de 2016, como medida de equilíbrio orçamental”.

Os aposentados, reformados e demais pensionistas, assim como o pessoal na reserva ou a aguardar a aposentação, também vão receber mensalmente o subsídio de Natal em duodécimos, ao qual será deduzida a contribuição extraordinária de solidariedade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • quinzinho
    06 fev, 2016 maia 19:06
    Ta na hora deste governo ir pra rua, como o outro
  • Pensionista
    05 fev, 2016 Fnc 21:03
    Espera-se que em 2017 pensionistas e reformados nomeadamente, voltem a ter os seus subsídios de Natal pagos em Novembro e em Dezembro conforme sejam oriundos do sector público ou do privado e se tal não for possível, que não sejam discriminados e passem a ter a mesma possibilidade dos trabalhadores do privado, podendo optar pelos duodécimos ou recebê-los por inteiro nos meses atrás referidos, de acordo com aquilo que sempre foi a prática antes desta "invenção" dos duodécimos, que se diga de passagem rejeitada pela esmagadora maioria destas camadas sociais. E que os escalões de IRS sejam reequacionados em 2017, não esquecendo que estes cidadãos já deram o seu contributo e merecem um tratamento melhor que aquele que lhes foi dispensado nestes últimos quatro anos.

Destaques V+