Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Os Azeitonas

16 ago, 2012

Venha daí ver os aviões e ouvir boa música portuguesa

Os Azeitonas

Foi em 2002, dizem eles que em Ibiza, que nasceram “Os Azeitonas”. O primeiro álbum foi lançado em 2005 pela recém-criada “Maria Records”, de Rui Veloso. Com o título “Um tanto ou quanto atarantado” o disco trazia duas mãos cheias de músicas sobre o mais universal dos temas: o amor. Estava dado o mote para o que viria a seguir!

Sem qualquer pudor em assumir o seu lado “lamechas”, são os próprios Azeitonas que assumem usar “versos de amor como arma de arremesso e insurreição”. E dizem mais: “A nossa banda é a maturação de muitos anos a ouvir em segredo Neil Diamond na estereofonia dos nossos pais, a disfarçar a emoção perante a batida dançante dos ABBA e a esconder o embaraço dos pelos eriçados pelas baladas mais românticas da Bonnie Tyler.”
Com estas fontes de inspiração só podiam mesmo criar músicas verdadeiramente românticas, onde assumem, com todo o orgulho, aquilo que muitos sentem mas não dizem. Oiça-as com atenção e comprove se não são assim as músicas de Marlon, Nena, Miguel AJ e Salsa – acompanhados pela “Banda d’Hotel”.

Em 2007 chegou um livro sobre uma rádio… com oferta de CD – “por motivos de força de ironia fiscal”, uma vez que assim a nova edição da banda teria uma taxa de IVA inferior!
“Rádio Alegria”, a tal rádio que é um livro que é um CD, saiu em edição limitada e esgotou rapidamente. Em 2008 o “livro” partiu em digressão por todo o país e foram muitos os palcos por onde se ouviu “Quem és tu miúda”, “Tu pertences a mim” ou “Balada de um banco de jardim”.

No ano seguinte, Os Azeitonas lançaram na internet as músicas que mais tarde se transformariam no disco “Salão América”.
Com vários dos seus temas a tocar em série e novelas portuguesas, a música d’Os Azeitonas ganha, finalmente, merecido reconhecimento e por esta altura já há muito quem lance o convite: “Anda comigo ver os aviões”.
Na Renascença já ouviu de certeza esta música d’Os Azeitonas… mas pode sempre ouvir de novo, basta deixar o rádio ligado e levantar voo!