Emissão Renascença | Ouvir Online

UB40

11 jul, 2012

Com mais de duas dezenas de álbuns editados, os UB40 levam a sua carreira ao ritmo do reggae

UB40


Os UB40 começaram quando, em 1978, um grupo de oito jovens de Birmingham se juntou para marcar a história do reggae.
Em 1980 foi lançado o primeiro disco, “Signing Off”, e logo em grande: o álbum chegou a número 2 nos tops ingleses. De tal forma que ainda lá estava quando um ano depois “Present Arm”, o segundo disco saiu para venda.
O sucesso atinge outro nível com “Labour of Love” que, para além de ter sido o primeiro disco da banda a atingir o primeiro lugar nos tops do Reino Unido, chegou também a nº1 nos EUA. A fama atravessava assim continentes, com um disco de “covers” que era um tributo aos pioneiros do reggae e que tornou os UB40 mundialmente conhecidos.

Um dos maiores sucessos da banda chega em 1985, quando se juntou a Chrissie Hynde para fazer uma versão de “I Got You Babe”, de Sonny&Cher.
Numa altura em que já eram uma verdadeira instituição no Reino Unido, em 1986, os UB40 lançaram “The Best Of UB40”. Depois de ter sido uma das primeiras bandas a dar um concerto em solo soviético, partiram para uma verdadeira volta ao mundo, numa viagem que incluiu, por exemplo, o Japão e a América do Sul.

Numa década de sucesso absoluto, a banda fechou com chave de ouro quando actuou no Estádio Wembley (1988), num concerto que apelava à libertação de Nelson Mandela.
A partir daí os UB40 continuaram a somar sucessos e lançaram o segundo volume de “The Best Of UB40”, a que juntaram em 2000 “The Very Best Of UB40 1980-2000”.

No ano do 30º aniversário o vocalista Ali Campbell abandonou a banda e foi substituído pelo irmão Duncan Campbell, que esteve perto de fazer parte da banda desde o início. Foi já com o novo vocalista que saiu, no mesmo ano, o disco TwentyFourSeven. Em 2010 a banda lançou dois novos álbuns “Labour of Love IV” e “Dub Sessions III”.

Se é fã da banda não se esqueça que, na Renascença, pode sempre ouvir “Red Red Wine” ou “I Got You Babe”.