Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Bruce Springsteen

26 out, 2006 • rita

The Boss

Bruce Springsteen

Cantor e compositor, nascido em New Jersey em 1949, Bruce Frederick Joseph Springsteen é um dos grandes nomes do rock do século XX.
“Greetings from Asbury Park” e “The Wild, the Innocent and the E Street Shuffle” foram os seus primeiros álbuns, ambos editados em 1973.
"Born to Run", de 1975, foi considerado pelos críticos como um dos mais importantes álbuns da história do rock! Foi com ele, aliás, que se consolidou a união de Bruce Springsteen com a E Street Band. Segue-se “Darkness on the Edge of Town”, lançado em 1978 e, dois anos mais tarde, o duplo “The River”.
Já o acústico “Nebraska” saiu em 1982, tendo sido gravado, imagine, numa garagem com o próprio Bruce a tocar todos os instrumentos!
Em 1984 editou o seu álbum mais famoso: “Born in the U.S.A.” revelou canções como “Glory Days”, “Dancing in the Dark” e o tema que dá nome ao disco. A tournée de apresentação prolongou-se por dois anos e rendeu a Bruce o apelido “The Boss”!
Seguiu-se o lançamento de um álbum triplo, com as suas actuações ao vivo de 1975 a 1985. Já em 1987 houve tempo para editar “Tunnel of Love”. 1992 foi o ano de “Lucky Town” e “Human Touch”, lançados em simultâneo. “Greatest Hits” saiu para o mercado logo depois, já com direito a DVD, e a caixa “Tracks”, que incluiu 18 dos seus inúmeros êxitos, saiu 3 anos mais tarde.
Quanto a “Live in New York”, de 2000, foi gravado ao vivo no Madison Square Garden (completamente esgotado), nele se destacando o polémico “American Skin (41 Shots)”. O ano de 2002 marcou o regresso de Springsteen ao estúdio, desta vez para a gravação de “The Rising”. A colectânea de três CD’s, “The Essential Bruce Springsteen”, não se fez esperar, sendo o primeiro e o segundo discos puramente “greatest hits” e o terceiro só de inéditos.

Os seus mais recentes trabalhos editados foram “Devils & Dust”, todo ele com canções inéditas, e “We Shall Overcome: The Seeger Sessions”, em 2006. Um ano depois, Bruce presenteou-nos com um pouco de “Magic” e, em 2009, começou a trabalhar num sonho: “Working On a Dream” é o nome do 16º disco de estúdio de Bruce Springsteen.

No ano do lançamento de “Working On a Dream” houve rumores de que o artista viria a Portugal para a apresentação do disco – rumores que não se verificaram. A última vez que o cantor actuou em Portugal foi em 1993, no palco do Estádio de Alvalade.
O último álbum, lançado em 2010, chama-se “The Promise” e reúne alguns dos maiores êxitos de Bruce Springsteen.

Para 2012 o cantor já agendou um concerto no Rock in Rio-Lisboa. Para ver o Boss ao vivo marque presença no Parque da Bela Vista dia 3 de Junho!