Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Nat King Cole

24 out, 2006 • rita

Uma voz inesquecível...

Nat King Cole
Nat King Cole

Nat King Cole, de seu nome artístico, nasceu em 1919 no Alabama (EUA), mas mudou-se, ainda jovem, para Chicago.
Aos 12 anos já cantava e tocava orgão na Igreja onde o pai era Pastor. Em 1936, mudou novamente de cidade. O destino foi Los Angeles, onde passou a integrar um trio com Oscar Moore nas guitarras e Wesley Price no baixo.
Em 1943, Nat King Cole gravou "Straighten Up And Fly Right" e, três anos depois, editou "The Christmas Song", a sua primeira gravação com orquestra e já sem trio. Em 1948, passou a ter um programa semanal na rádio mas, nos anos 50, trocou a telefonia pela televisão. A estreia no grande ecrã foi no início do anos 60 com o filme "Saint Louis Blues", que retratava a vida de W. C. Handy.
Nat King Cole acabou por morrer pouco tempo depois, em 1965.
O cantor americano fez parte do núcleo que transformou o jazz da “Idade de Ouro” em swing, deixando o estilo mais próximo da juventude dos anos 40 e 50. Tornou-se, por isso e por muito mais, uma fonte de inspiração para artistas como Frank Sinatra, Tony Bennett ou, mais recentemente, Diana Krall.
Para além de "Straighten Up and Fly Right", Nat King Cole ficou internacionalmente famoso com "Route 66", "Mona Lisa", "Unforgettable” e “Love Letters”, já para não falar nas suas canções em espanhol: “Perfídia”, “Aquellos Ojos Verdes”, “Ansiedad”, “Solamente Una Vez” ou “Quizás, Quizás, Quizás”.