Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Alejandro Sanz

13 out, 2006 • Rita Curvelo

O espanhol do coração partido...

Alejandro Sanz
Alejandro Sanz

Entre a modernidade e a tradição… Alejandro Sanz sempre declarou ser um apaixonado pelo flamenco!
Uma sonoridade que marcou a sua infância e que, ainda hoje, influencia a sua carreira musical. Um percurso que começou a ser traçado ainda muito cedo.
Com 15 anos de idade, Alejandro já era o compositor das suas próprias canções, mas foi o ano de 1991 que o viu crescer como cantor profissional.
“Vivendo Deprisa” foi o primeiro disco e rendeu-lhe dez discos de platina, por vendas superiores a um milhão de cópias em Espanha. O segundo álbum, “Si Tú Me Miras”, vem confirmar o talento de Alejandro Sanz como uma das maiores estrelas da música espanhola contemporânea.
Em 1994 lançou “Básico”, a primeira colectânea gravada ao vivo onde podemos ouvir Alejandro Sanz no seu “ambiente natural”: em cima do palco frente a um público cada vez mais fiel. O reconhecimento internacional chegou no ano seguinte com o lançamento de um novo trabalho: “Alejandro Sanz 3”. “Más” foi o nome dado ao quarto disco: os temas “Corazón Partío” e “¿Si Fuera Ella?” caíram como bombas (no bom sentido!) em todas as rádios europeias!
2000 é o ano de “El Alma Al Aire” que se tornou o maior êxito da sua carreira. O álbum “MTV Unplugged”, editado um ano depois, foi um marco histórico no percurso de Alejandro Sanz que se tornou, assim, o primeiro artista latino a gravar um acústico pela americana MTV. “No Es Lo Mismo” trouxe muitas novidades, entre elas a participação especial de Paco de Lucia na música “Regálame La Silla En Donde Te Esperé”.
Na primeira edição do Rock in Rio-Lisboa, Alejandro Sanz deu um ar da sua graça no último dia do festival. Estávamos em Junho de 2004.
Na mesma altura, sai para o mercado “Grandes Éxitos 91_2004”, uma colectânea que reúne, precisamente, os grandes êxitos e, ainda, duas composições inéditas. No ano seguinte, enquanto preparava um novo trabalho, Alejandro colaborou com Shakira no grande êxito “La Tortura”, número 1 nos tops mundiais.
Em 2006, nasce “El Tren De Los Momentos” que contou com a colaboração de diversos artistas, como Juanes e Shakira. Um disco que Alejandro Sanz apresentou no dia 31 de Maio de 2008 em Portugal, aquando do seu regresso ao nosso país para a terceira edição do Rock in Rio-Lisboa.
Em 2009 o artista espanhol lançou o seu oitavo CD, ao qual deu o nome de “Paraíso Express”, que inclui 10 novas músicas. Neste álbum, Alejandro Sanz apresenta a música que já ganhou muitos prémios e que conta com a voz inconfundível de Alicia Keys: “Looking for Paradise”.