Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Ala dos Namorados

12 out, 2006 • Rita Curvelo

Os loucos de Lisboa

Ala dos Namorados
Ala dos Namorados

Nos últimos meses do ano de 1993, João Gil, João Monge e Manuel Paulo começaram a trabalhar juntos nas primeiras canções da futura banda.
A “voz” chegou, pouco tempo depois, com Nuno Guerreiro e, pela mesma altura, o guitarrista José Moz Carrapa também se juntou à Ala dos Namorados.
O primeiro disco, editado em 1994, chamava-se simplesmente “Ala dos Namorados” e deu a conhecer “Os Loucos de Lisboa”, uma música que pode ouvir na Renascença.
A partir desta altura, o grupo impôs-se naturalmente.

As palavras de João Monge, cantadas com a voz de Nuno Guerreiro, e a sonoridade das músicas, marcadas pela influência de diferentes géneros, deram à Ala dos Namorados um lugar ímpar na música portuguesa.
Não foi por acaso que rapidamente surgiram novos discos. Em 1995, é lançado “Por Minha Dama” e no ano seguinte “Alma”, onde pode ouvir “Manto Negro”, uma música que foi acompanhada por um coro de quinze elementos da Gulbenkian!

Entretanto, Moz Carrapa deixa o grupo, mas a Ala dos Namorados continua a tocar frequentemente no estrangeiro: dá espectáculos na Bélgica, Holanda, Espanha, França, Itália, Brasil, Japão, Canadá, Macau e Grécia a par com o circuito de concertos em Portugal.
“Solta-se o Beijo”, gravado ao vivo em 1999, foi a aposta seguinte e vendeu mais de 40 mil cópias, o que valeu um disco de platina! A canção que dá título ao disco, da autoria de João Gil e de Catarina Furtado e cantada por Nuno Guerreiro e Sara Tavares, é um dos grandes êxitos do grupo.

“Cristal”, o quinto álbum de originais, chega em 2000 e faz sucesso com a música “Fim do Mundo (E ao Cabo do Teu Ser)”.
Em 2004 sai o disco “Ala dos Namorados – Ao Vivo no São Luiz” e, três anos mais tarde, já depois da saída de João Gil para formar a Filarmónica Gil, o grupo edita “Mentiroso Normal” que integra o tema “Caçador de Sóis”.

A Ala dos Namorados marcou presença no Palco Sunset do Rock in Rio Lisboa: dia 1 de Junho de 2008, o grupo partilhou o palco com Nancy Vieira e Rão Kyao.
Em Dezembro do mesmo ano chega a decisão de pôr um ponto final na carreira de 15 anos, mas no início de 2012, a propósito de um concerto à volta do trabalho do João Monge, voltam a reunir-se. Daqui surge a vontade de voltar a tocar as canções do grupo…
Em vésperas de comemorar 20 anos de carreira, a Ala dos Namorados está de volta com “Razão de Ser”, um disco que revisita as grandes músicas da banda e que conta com a participação de alguns músicos conhecidos como Jorge Palma, Rui Pregal da Cunha, Carlos do Carmo, António Zambujo, Carlos Nobre, Dany Silva, João Gil, Rão Kyao, Shout ou Susana Félix.