Emissão Renascença | Ouvir Online

Biografia

Phil Collins

10 out, 2006 • Rita Curvelo

O actor, o baterista e o cantor!

Phil Collins
Phil Collins

Philip David Charles Collins nasceu em Londres no ano de 1951.
Foi actor, baterista e, finalmente cantor quando, em 1975 Peter Gabriel resolve abandonar os Genesis e ele acaba por tornar-se o vocalista da banda.
O primeiro disco, já com a sua presença, chamou-se " And Then There Were Three", sendo editado em 1978.
Permaneceu no grupo até 1995, altura em que se lança numa carreira a sólo. "Face Value" foi o seu primeiro álbum.
"Hello, I Must Be Going" e "No Jacket Required" revelaram ao público temas como "One More Night" e "Sussussudio" sendo que, em 1985, ganhou o Grammy para melhor álbum do ano. Também “Another Day in Paradise” lhe valeu um Grammy, aqui na categoria de “Melhor música” (em 1989).
Ainda com os Genesis, o álbum "Both Sides", de 1993, não alcançou o êxito esperado, o mesmo não podendo dizer-se de "We Can't Dance", o seu último disco com a banda britânica, lançado no ano anterior.
"Dance Into The Light", lançado em 1996, com direito a digressão promocional, teve uma boa recepção por parte do público. Seguiu-se uma compilação com os melhores sucessos, intitulada "Hits" e um álbum ao vivo: "A Hot Night In Paris".
O ano 2000 traz-lhe um Oscar da Academia para melhor canção com “You'll be in my heart”, da banda sonora do filme “Tarzan” produzido pelos Estúdios Disney, e um Grammy na categoria de “Melhor Banda Sonora Original”. Pode dizer-se que lhe tomou o gosto pois, em 2003, criou outra banda sonora, desta vez para o filme de animação "Brother Bear".
Foi em 2004  que o músico inglês anunciou a sua retirada dos palcos com a digressão "First Final Farewell Tour". A passagem por Portugal ficou marcada por um concerto espectacular em 2004, no Estádio Alvalade XXI.