Emissão Renascença | Ouvir Online

Ensaísta e poeta à conversa nas Correntes d'Escrita

25 fev, 2012

O ensaísta Eduardo Lourenço,Prémio Pessoa 2011, e o poeta Manuel António Pina,Prémio Camões 2011, são os convidados do "Ensaio Geral" desta semana, emitido a partir do festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim.

Para Eduardo Lourenço, na primeira linha da crise que Portugal atravessa estão os jovens, os mais afectados pelo desemprego. Explica o clima de decepção que o país vive e diz que o país não sabe que espécie de futuro terá.

Sobre a chegada da “troika”, fala de uma intervenção que humilha os portugueses e que foi imposta. Há portugueses a viver de forma “mitigada”, diz. A Europa, com o euro está ameaçada, adverte.

No que toca à cultura, o poeta Manuel António Pina considera que o Estado não deve atrapalhar, mas deve ajudar. Diz que o fim do Ministério da Cultura simboliza a desvalorização que o Governo faz da cultura.

Manuel António Pina refere que os prémios são mundanos, mas admite que ganhar o Prémio Camões trouxe mais leitores.

O presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC) e colaborador do “Ensaio Geral”, Guilherme d’Oliveira Martins, destaca esta semana o festival literário Correntes d’Escritas e a importância que tem para a cena cultural portuguesa.

Na música, A Naifa lança no próximo mês o seu novo álbum, intitulado “Não se deitam comigo corações obedientes”, que vai apresentar numa digressão nacional com várias datas confirmadas.

O Dead Combo também vão tocar temas do novo disco, “Lisboa Mulata”, este sábado, no Teatro Municipal de Almada.

“Ensaio Geral” é um programa com edição da jornalista Maria João Costa e sonorização de José Luís Moreira, que pode ouvir na Renascença às sextas-feiras, pelas 23h30, ou a qualquer altura na Internet.