Emissão Renascença | Ouvir Online

Terça à Noite

Cavaco "é o Presidente com menos votos de sempre", diz Silva Pereira

26 jan, 2011

Em entrevista à Renascença, o ministro da Presidência não acredita que Cavaco Silva se torne numa "força de bloqueio" e diz que Manuel Alegre foi "o melhor candidato possível".

Cavaco "é o Presidente com menos votos de sempre", diz Silva Pereira
Em entrevista à Renascença, o ministro da Presidência admite que Manuel Alegre foi "o melhor candidato possível". No programa "Terça à Noite", Pedro Silva Pereira sublinhou ainda que Cavaco Silva foi reeleito com a menor percentagem de participação de sempre, e diz que no actual contexto politico o presidente tem de ter uma atitude de preservação da estabilidade durante o segundo mandato.

Em entrevista ao programa "Terça à Noite" da Renascença, Pedro Silva Pereira salientou que Cavaco Silva ganhou as eleições, “mas com menos votos do que em 2005 e é o Presidente reeleito que obtém menor percentagem”.

O ministro da Presidência considera que este é um facto que o Presidente da Repúbica deve ter em conta quando tomar posse para um segundo mandato, sobretudo porque vai exercer as suas funções com “um Governo minoritário que enfrenta circunstâncias nacionais muito difíceis”.

Pedro Silva Pereira deixa no ar que espera agora um mandato diferente de Cavaco Silva, até porque “a forma como exerceu o seu primeiro mandato não deixou margem ao Governo para ponderar um apoio ao actual Presidente”.

Quanto à ideia, lançada pelo Presidente em campanha eleitoral, de se criar um imposto suplementar a partir de um determinado rendimento para fazer face às dificuldades do país, Silva Pereira diz que essa é uma proposta feita no calor da campanha eleitoral, porque “o Presidente sabe bem que o Governo estava obrigado a reduzir a despesa e não a aumentar a receita, e porque, o PSD recusava qualquer aumento de impostos.”

Nesta entrevista programa "Terça à Noite" da Renascença, Silva Pereira admitiu que o apoio a Manuel Alegre nas eleições presidenciais dividiu o PS e garantiu que a decisão de apoiar este candidato se deu porque ninguém melhor apareceu para se candidatar.

Raquel Abecasis