Emissão Renascença | Ouvir Online

Terça à Noite

PS deve assumir responsabilidades até ao fim, diz Fernado Ruas

04 jan, 2011 • Raquel Abecasis

O presidente da Associação Nacional de Municípios defende, em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, que caso o FMI venha a intervir em Portugal, o PS deve manter-se no Governo e assumir as suas responsabilidades até ao fim.

PS deve assumir responsabilidades até ao fim, diz Fernado Ruas
PS deve assumir responsabilidades até ao fim, diz Fernado Ruas
O presidente da Associação Nacional de Municípios defende, em entrevista ao programa Terça à Noite, que caso o FMI venha a intervir em Portugal, o partido socialista deve manter-se no governo e assumir as suas responsabilidades até ao fim. Fernando Ruas recusa a ideia de que as autarquias têm uma quota parte importante de responsabilidade na situação do país e diz mesmo que acha um erro os cortes que têm sido impostos aos municípios.

Fernando Ruas diz temer que a entrada do FMI venha a ser inevitável se o Governo “não tomar as medidas que tem que tomar”.

Ruas recusa a ideia de que as autarquias têm uma quota-parte importante de responsabilidades na situação do país e diz mesmo que acha um erro os cortes que têm sido impostos aos municípios.

“Quando nos cortaram 100 milhões tinha esperança de que ao menos a dívida decrescesse nessa proporção, mas não foi isso que se verificou. O que aconteceu é que outros gastaram o que nós não gastámos e posso garantir que terá sido pior”, afirmou.

Nesta entrevista, o autarca de Viseu disse ainda que se o governo não tomar medidas, as verbas do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional ) serão devolvidas a Bruxelas, porque  as autarquias não estão a conseguir financiar-se nos bancos. A crise é já bem visível nas Câmaras que passam agora grande parte do tempo a resolver problemas, como o pagamento de rendas de casa e contas dos munícipes.