Emissão Renascença | Ouvir Online

César das Neves

“Europa deve urgentemente declarar a falência da Grécia”

21 set, 2011

O economista César das Neves não tem dúvidas de que a única forma de salvar o euro e a União Europeia é “nos próximos dias a Europa dizer com toda a clareza - e quanto mais tempo adiar isto pior – estes países, e a Grécia é o caso evidente, não vão conseguir pagar a dívida e vamos reestruturá-la”.

“Europa deve urgentemente declarar a falência da Grécia”

Em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, o professor de Economia mostrou-se confiante na possibilidade de Portugal e a Irlanda conseguirem escapar a essa reestruturação, mas para isso é preciso “reestruturar a divida grega, e a União Europeia dar garantias de que ajuda os outros a pagar”.

César das Neves diz que esta é a única forma de parar a insegurança que se vive em relação à Europa e garante que resolver o problema agora “sai caro”, mas adiar o problema “sai muitíssimo mais caro”.

Quanto à situação portuguesa, o economista diz que sem reformas não é possível reequilibrar o país e diz que esse trabalho “está anunciado, mas é preciso fazer”.

Já quanto às semelhanças com a Grécia, César das Neves diz que socialmente os dois países não têm semelhanças e que há uma diferença essencial “os Gregos já não têm nada a perder e os portugueses ainda têm muito”.

Em entrevista ao programa “Terça à Noite”, o professor de Economia diz que foi “completamente irresponsável” a forma como as autoridades portuguesas ampliaram a informação sobre o buraco na Madeira “que devia ter sido comunicado à troika, mas não utilizado com motivações políticas que só nos afundam mais”.