Emissão Renascença | Ouvir Online

Princípio e Fim

Rádios católicas defendem maior formação cristã para os seus profissionais

14 jun, 2015 • Ana Lisboa

Esta foi uma das conclusões do Encontro de Rádios Católicas que decorreu esta semana em Espanha.

O tema em debate neste encontro anual foi “O modelo de rádio católica”. O Presidente do Conselho de Gerência da Renascença esteve presente e defendeu a importância das rádios católicas definirem a sua identidade para que os profissionais que lá trabalham se possam identificar com esses projectos, o que pressupõe uma formação religiosa.

O Papa falou este domingo no Ângelus sobre a sua próxima Encíclica dedicada à ecologia e que será apresentada na próxima quinta-feira. Francisco deseja que esta sua mensagem ajude a promover uma maior atenção de todos sobre os problemas do meio ambiente.

Destacamos o que aconteceu nas duas peregrinações que se realizaram no Santuário de Fátima: a das crianças em que D. Francisco Senra Coelho pediu aos mais novos para não pactuarem com a violência. E a peregrinação de 13 de Junho em que o Bispo Coadjutor de Beja referiu a importância da conversão ao Imaculado Coração de Maria como forma de lutar contra os dias mais difíceis que muitos fiéis vivem.

Como não podia deixar de ser há um trabalho sobre Santo António. Falámos com o Frei Armindo Ferreira Carvalho, Reitor da Igreja de Santo António, em Lisboa, que recordou a vida deste Frade Franciscano, primeiro Doutor da Igreja, notável pregador, conhecido como Santo Milagreiro e que tem a fama de casamenteiro. Há também uma reportagem sobre o Museu dedicado à vida e ao culto deste que é um dos Santos mais conhecidos em todo o mundo.

Há ainda uma reportagem a propósito do centenário das Irmãs Paulinas, que inclui uma visita-guiada às instalações do edifício-sede e uma conversa sobre a Congregação que está em Portugal desde meados do século 20.

Faremos ainda o balanço de um debate que decorreu este domingo na Feira do Livro sobre “Liberdade e Tolerância: uma questão de fé?”, um debate organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

A crónica é assinada por Catarina Martins, directora do Secretariado Nacional da Ajuda à Igreja que Sofre, que fala sobre as perseguições a meninas cristãs num bairro de Karachi, no Paquistão.