Emissão Renascença | Ouvir Online

Princípio e Fim

Assistentes sociais: quando fazer o bem é uma profissão

15 mar, 2015 • Ângela Roque

A licenciatura em Serviço Social da Universidade Católica foi o tema central do “Princípio e Fim” deste Domingo, onde estiveram ainda em destaque as palavras do Papa que condenou os  atentados contra igrejas no Paquistão, lamentando a indiferença do Ocidente face à perseguição dos cristãos.

"Promover a dignidade e o valor das pessoas" foi o tema escolhido para o Dia Mundial do Serviço Social, que se assinala a 17 de Março, terça-feira. A efeméride levou-nos a falar com a coordenadora da Licenciatura em Serviço Social, que é ministrada na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica. Ana Oliveira falou-nos das mais valias de um curso que já colocou no mercado de trabalho muita gente que tem promovido projectos inovadores ao nível do empreendedorismo e da inovação social. Com um grau de empregabilidade a rondar os 80 por cento, está nesta altura em preparação um novo plano de estudos para o próximo ano lectivo que vai apostar ainda mais nas carreiras internacionais.
Duas ex-alunas falaram-nos das suas experiências: uma está há 12 anos, em Londres, no Serviço de Protecção de Crianças em risco, outra trabalha na área da responsabilidade social de uma empresa de consultoria.

O Papa condenou hoje o duplo atentado contra igrejas cristãs no Paquistão. Francisco recebeu a notícias dos ataques com dor, e lamentou que o mundo insista em não ver que os cristãos continuam a ser perseguidos. Falámos também do Ano Santo dedicado à Misericórdia que foi convocado pelo Papa para “tornar mais evidente a missão da igreja” de estar ao lado de quem sofre e de portas abertas para todos. O Jubileu extraordinário vai começar a 8 de Dezembro, na solenidade da Imaculada Conceição, e terminar a 20 de Novembro de 2016, Domingo de Cristo Rei.

E nesta Quaresma há muçulmanos a fazer sacrifícios em solidariedade para com os cristãos perseguidos. A iniciativa, que nasceu nos Estados Unidos, tem estado a ser divulgada pelas redes sociais, em especial pelo Twitter.

A nossa reportagem deste  4º Domingo de Quaresma passou por Macedo de Cavaleiros, onde vários católicos levam a comunhão aos idosos, e também companhia e ajuda.

Falámos ainda do livro “O Homem nos Escritos de S. Francisco  de Assis”, de frei Álvaro Silva, e da exposição de fotografia “Os Caminhos da Fé”, que pode ser vista até final de Abril em Monsaraz.

A crónica foi esta semana assinada por Catarina Martins, da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.