Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Cimeira do Rio

21 jun, 2012

Dilma Rousseff acusou, esta noite, os países ricos de transferir indústrias poluentes para o sul do Planeta e criticou que não tenha sido cumpridos muitos dos pontos de ajuda aos países mais pobres decididos, há 20 anos na “Rio 92”.

No seu discurso de 20 minutos na abertura oficial da “Rio+20”, a presidente do Brasil exigiu dos países desenvolvidos maior envolvimento e recursos para promover o desenvolvimento sustentável, tema da conferência da ONU que, arrancou, formalmente esta noite no Rio de Janeiro.

Esta é uma cimeira que reúne dezenas de líderes mundiais, uma cimeira que assinala precisamente no seu título, Rio+20, os 20 anos passados sobre a primeira iniciativa deste género de onde saíram algumas das primeiras metas para o desenvolvimento sustentável no Planeta.

A Cimeira do Rio de Janeiro é o tema para desenvolver no Destaque do Edição da Noite onde teremos entrevistas com António Guterres e Filipe Duarte Santos e o contacto com José Pedro Frazão, no Rio de Janeiro.

Mais à frente, o novo governo grego e a análise da crise grega, em Atenas, pelo escritor José Luís Peixoto e o debate das quartas-feiras com D. Nuno Brás, o Dr. Pedro Vaz Patto e a jornalista Aura Miguel.