Emissão Renascença | Ouvir Online

Depois da crise, a seca

27 fev, 2012

A situação de seca meteorológica em Portugal está já confirmada pelo Instituto de Meteorologia e atinge todo o território continental remetendo para números de 2005.

No final de Janeiro, 11% de Portugal continental estava sob seca severa, 76% com seca moderada e 13% em seca fraca, um quadro que no plano da estatística evoca semelhanças com o grave cenário vivido em Portugal ao longo de 2005.

Os especialistas vão mais longe e alertam para o facto de em 2012, os números serem ainda mais graves: os indicadores de seca meteorológica, apontam para 70% do território, em seca severa e 5%, em seca extrema.

Perante a falta de chuva, o Governo está a analisar a situação através de um grupo de trabalho, mas a ministra Assunção Cristas já afirmou publicamente ser cedo para avançar com pedidos de ajuda europeia, esperando, então, o resultado concreto da avaliação em curso e admitindo um pedido formal para o próximo mês.

O Plano Nacional para o Uso Eficiente da Água poderá dar emitir também uma luz importante no cenário de escassez de água, plano que será apresentado ainda durante o mês de Março.

Este é o tema para ampliar no Destaque da Edição da Noite, numa emissão onde Francisco Assis irá falar do Laboratório de Ideias e de Propostas para Portugal e Nuno Morais Sarmento irá analisar as grandes questões da actualidade política.