Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

É Carnaval e (quase) feriado

21 fev, 2012

A Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria, informou os seus associados que não será dada tolerância de ponto aos seus funcionários no dia de Carnaval, ao contrário do que tem acontecido em anos anteriores.

Deste modo, a AIP-CCI decidiu assim seguir a orientação dada pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, para que não fosse dada qualquer tolerância aos funcionários públicos no dia de Carnaval, pois a data não é considerada um feriado, segundo o chefe do Governo.

Na prática a maior parte das empresas contactadas pela Renascença e pela agência Lusa vai dar tolerância de ponto, amanhã. Os acordos de empresa assim o determinam.

Nas empresas públicas, apesar de Passos Coelho ter decretado não existência de tolerância de ponto no Estado, as maiores delas vão deixar os trabalhadores gozarem folga. RTP, Lusa, TAP, CTT são exemplos de entidades que dão folga no dia de amanhã aos seus trabalhadores.

No lado privado, a lista de empresas que dão o dia de amanhã aumenta, por exemplo, na banca e no sector da distribuição
Nos sectores da construção, cimentos, têxteis e em várias outras indústrias, o dia é igualmente de folga. Em causa empresas que são, todas elas, grandes empregadoras.

Na prática, amanhã, apenas os serviços do Estado serão dos poucos a trabalhar, porque até mais de metade das autarquias irá conceder tolerância de ponto.E este é o tema para ampliar no Destaque do Edição da Noite e que terá mais à frente uma entrevista com o sec de est da juventude e desporto, Alexandre Mestre.