Emissão Renascença | Ouvir Online

Portugal entra na era da televisão digital terrestre

11 jan, 2012

A compra de equipamentos adaptados à Televisão Digital Terrestre (TDT), cujo primeiro desligamento de emissor analógico, o de Palmela, está agendado para amanhã, tem direito a uma comparticipação da PT para casos de famílias carenciadas.

No entanto, até ao momento, os pedidos de apoio estarão muito aquém do previsto. De acordo com a ANACOM, a Autoridade Nacional de Comunicações, tendo em conta o número total de famílias afectadas pela migração para o digital, 1,3 milhões, haverá em Portugal cerca de 445 mil pessoas aptas para receber este apoio de desconto de 50%.

O desligamento começa amanhã no litoral do país, mas apenas afectará um emissor – o de Palmela - e três retransmissores, Alcácer do Sal, Melides e Sesimbra.

O último passo será dado no interior do país, a 26 de Abril. Apesar de ter havido uma recalendarização do apagão no Litoral, a ANACOM garante que as datas do restante território serão para cumprir.
  
Este é o tema para ampliar no Destaque da “Edição da Noite”, que olhará também para o Haiti, dois anos depois do sismo.

E como sempre às quartas-feiras, a Edição Internacional amplia o que se passa no mundo, esta semana com especial atenção para o novo desafio do Irão à comunidade internacional, bem como para as primárias para as presidenciais norte-americanas.