Emissão Renascença | Ouvir Online

TAP negoceia alternativa à eliminação dos subsídios

20 dez, 2011

A TAP está a negociar com o Governo uma eventual alternativa à eliminação dos subsídios de férias e de Natal, medida prevista no Orçamento do Estado.

A indicação foi avançada pelo presidente da Transportadora Aérea Nacional, sem adiantar que solução está em cima da mesa. Fernando Pinto disse que a sua administração está novamente a dialogar com o Governo para ver de que forma se pode adaptar o sistema retributivo da TAP a essas novas necessidades que resultam das medidas de austeridade.

Recorde-se que, este ano, os funcionários públicos e os trabalhadores do sector empresarial do Estado  viram os seus ordenados acima dos 1500 euros diminuir em 5%, de modo a ajudar a que as empresas reduzissem os custos operacionais na ordem dos 15%. 

A TAP negociou com o Governo um regime de excepção, que permitiu aos trabalhadores terem cortes nos subsídios em vez de nos salários.

Esta questão e os previsíveis prejuízos da TAP este ano são temas ampliados no Destaque da “Edição da Noite”, onde olhamos para os portugueses de Macau, um trabalho de Maria João Costa.

E como sempre acontece às segundas-feiras, a actualidade política está em debate no programa “Falar Claro”, com José Vera Jardim, Nuno Morais Sarmento e moderação de Lídia Magno.