Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Portugal não precisa de mais dinheiro

10 nov, 2011

O presidente do Eurogrupo disse que Portugal não precisa de ajuda financeira adicional, rejeitando a possibilidade de um reajustamento do plano de resgate ao Estado português.

Jean-Claude Juncker, que também é o primeiro-ministro do Luxemburgo, admitiu que possa haver "ajustamentos técnicos" à execução do programa, mas recusou o reajustamento global do memorando de entendimento.

Mais: o presidente do Eurogrupo declarou-se "muito satisfeito com o comportamento do Governo português e sublinhou o que disse ser o "consenso nacional" à volta da necessidade de consolidação das contas públicas.

De facto, na votação do Orçamento do Estado para 2012, o principal partido da oposição, o PS, deverá abster-se. A CDU e o Bloco de Esquerda deverão votar contra. O debate do Orçamento do Estado que começa esta quinta-feira na generalidade no Parlamento.

Juncker em Lisboa ao lado de Passos Coelho e Orçamento do Estado, temas para ampliar no Destaque do Edição da Noite num dia onde os juros das obrigações italianas no mercado secundário atingiram, esta quarta-feira, níveis recorde, acima da barreira psicológica dos 7%, já depois do primeiro-ministro Sílvio Berlusconi ter anunciado a sua intenção de abandonar o Governo.

A situação na Itália e na Grécia, ainda sem primeiro-ministro, será desenvolvida mais à frente no Edição Internacional com Bernardo Pires de Lima e Pedro Caldeira Rodrigues em Atenas.