Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

“Buraco” da Madeira conhecido sexta-feira

29 set, 2011

Pedro Passos Coelho garantiu que apresentará depois de amanhã um relatório sobre a Madeira, mas admitiu que falou "demais" quando disse que poderia concluir, até ao fim do mês, o programa de austeridade.

“Buraco” da Madeira conhecido sexta-feira

Esta posição do primeiro-ministro sobre as contas da Madeira motivou as críticas dos partidos da oposição.

Da esquerda surgiram acusações tanto de alegado favorecimento das probabilidades eleitorais do PSD/Madeira porque na hora do voto os madeirenses não saberão detalhes do programa de austeridade, como de atentado aos habitantes da Madeira que terão uma dupla penalização em tempos de crise.

As contas da Madeira à luz destas novas declarações do primeiro-ministro são tema para o Destaque da Edição da Noite.

Já o embaixador alemão em Lisboa acredita que a imagem de Portugal, no exterior, não foi prejudicada pela descoberta do “buraco da Madeira”, reconhecendo, ainda assim, que a notícia constituiu uma má surpresa, na Europa. Em entrevista exclusiva à Renascença, o embaixador Helmut Elfenkämper aponta a burocracia da administração pública portuguesa e o estado da Justiça como os principais entraves a novos investimentos alemães.

Nesta emissão Bernardo Pires de Lima e Daniel Rosário vão analisar a crise europeia a partir da votação amanhã no Bundestag da autorização para a participação da Alemanha no segundo resgate financeiro à Grécia.