Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa apela à união dos cristãos face à secularização

24 set, 2011

O Papa visitou hoje o antigo convento dos Agostinhos em Erfurt, Alemanha, onde viveu Martinho Lutero, antes de promover a reforma que o levou à separação de Roma, pedindo a união dos cristãos face à “secularização”.

Papa apela à união dos cristãos face à secularização

O Papa falava no encontro com os representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã, confessando tratar-se de um “momento emocionante”.

O discurso considerou "um erro" que, ao longo de séculos, se tenha visto em primeiro lugar, aquilo que "separa" os cristãos e não se tenha percebido "de modo essencial" o que têm em comum.

Aos cristãos, indicou Bento XVI, compete enfrentar conjuntamente o “contexto do mundo secularizado” e a “ausência de Deus” nesta sociedade, sem pretender “ser modernos adulterando a fé”.

Para o Papa, não são as “tácticas” que podem “salvar o cristianismo”, mas sim “uma fé pensada e vivida de um modo novo.

A presença do Papa na Alemanha num dia dominado pelo ecumenismo é tema para ampliar no destaque da “Edição da Noite”, onde vamos ainda olhar para uma decisão do Tribunal Constitucional está a provocar surpresa e contestação entre sindicatos da administração pública, juízes e procuradores.

Os juízes do Palácio Ratton decidiram que o corte nos salários da Função Pública e nos subsídios de fixação e compensação dos magistrados, em 2011, não viola a Constituição, uma vez que é justificado por condições excepcionais e em nome do interesse público.

Nesta emissão ainda o Ensaio Geral, magazine da actualidade cultural e espectáculos.