Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Jardim nega "intenção dolosa" de "ocultar" contas da Madeira

20 set, 2011

O presidente do Governo Regional da Madeira rejeitou, esta segunda-feira, que tenha existido qualquer "intenção dolosa" de "ocultar" dados sobre a situação financeira da Região, salientando que foi o Executivo que facultou os dados ao Instituto Nacional de Estatística (INE).

Jardim nega "intenção dolosa" de "ocultar" contas da Madeira

Alberto João Jardim considera que para atribuir essa alegada intenção às autoridades madeirenses, “manipula-se qualquer eventual frase ou lapsus linguae, normal na torrente discursiva e emocional de um comício”.

Recorde-se que o INE e o Banco de Portugal acusaram, na sexta-feira, a Administração Regional da Madeira de ter omitido informação relativa às suas contas públicas, que consideram "grave" e da qual não têm conhecimento de casos similares.

Também esta segunda-feira, o ministro das Finanças disse que deverão ser muito limitados os impactos do buraco agora conhecido nas contas da Madeira no défice orçamental de 2011, que deverá ficar em 5,9% do PIB.

Este é um dos temas para ampliar do destaque desta “Edição da Noite”, versão mais reduzida, esta segunda-feira, devido ao futebol, onde olharemos ainda para a reacção dos proprietários florestais a medida do Governo para garantir o aproveitamento dos terrenos e para o plano de Barack Obama de aumentar impostos para os multimilionários e empresas.