Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Detectada "irregularidade grave" nas contas da Madeira

17 set, 2011

A dívida oculta da Madeira de 1,6 mil milhões de euros dominou a actualidade desta sexta-feira.

Detectada "irregularidade grave" nas contas da Madeira

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, afirmou, já esta noite, que o Eurostat já foi informado da existência de omissões nas contas da Madeira, que classificou com uma "surpresa que não é, de todo, bem-vinda".

Em causa estão dívidas que não foram comunicadas ao Banco de Portugal e ao Instituto Nacional de Estatística, instituições decisivas para a elaboração das contas públicas portuguesas.

Estas autoridades estatísticas acusaram a Administração Regional da Madeira de ter omitido informação relativa às suas contas públicas, facto que consideram "grave" e da qual não têm conhecimento de casos similares.

Esta informação da dívida escondida da Madeira provocou uma onda de reacções e de análises que vamos ampliar neste Edição da Noite.

Desde a reacção de Passos Coelho aludindo a “uma irregularidade grave”, passando pela explicação do líder do governo regional às análises de João Duque e Miguel Beleza.

João Duque afirma que a situação na Madeira arrasa a credibilidade de Portugal no plano internacional equiparando-o à Grécia um país que mentiu aos mercados.

Miguel Beleza vai mais longe e afirma que a dívida escondida da Madeira poderá impedir Portugal e cumprir o acordado com a “troika”.

Opiniões para conferir na “Edição da Noite”, que encerra com o magazine de artes e cultura, “Ensaio Geral”.