Emissão Renascença | Ouvir Online

Edição da Noite

Cante alentejano e enoturismo

28 nov, 2014

Esta quinta-feira há mais um "Conselho de Directores".

O cante alentejano é, desde esta quinta-feira, considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade. A distinção foi atribuída pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. O “cante” é um canto colectivo, sem recurso a instrumentos, com a particularidade de intercalar um “ponto” e um “alto”: o ponto é o solo, o alto é o coro.

Há mais empresas a fechar do que novas empresas a serem criadas, desde o início da crise. E mais de metade das que são criadas pedem insolvência em menos de dois anos. São "reflexos fortes” da conjuntura económica, revela uma tese de doutoramento de uma socióloga , realizado no ISCTE, sobre as PMEs portuguesas e os seus empresários.

O Parlamento francês vota esta sexta-feira uma deliberação para o reconhecimento da soberania do estado Palestiniano. A esmagadora maioria dos partidos franceses considera que o conflito israelo-palestiniano só pode ser resolvido através da criação de um Estado democrático e soberano que coexista pacificamente com Israel. A iniciativa não tem carácter vinculativo, mas tem como objectivo acelerar o processo de reconhecimento por parte do Governo de Paris.

O “Guia de Enotorismo” de Portugal foi lançado esta quinta-feira em Lisboa e dá a conhecer mais de uma centena de enoturismos distribuídos pelas várias regiões vitivinícolas do país.

Esta quinta-feira há mais um "Conselho de Directores".