Emissão Renascença | Ouvir Online

Soares apela à união para derrubar o Governo

31 mai, 2013

Antigo Presidente da República pede à esquerda que seja alternativa. Também os sindicatos vão contestar o Governo, desta vez numa greve conjunta. Função pública deve parar a 27 de Junho.

O antigo Presidente da República fez esta quinta-feira à noite um apelo à união para derrubar o Governo. Mário Soares, o principal rosto da conferência “Libertar Portugal da Austeridade”, repetiu todas as críticas que tem dirigido ao Governo, apelando directamente a uma convergência de esquerda que se assuma como alternativa.

Também os sindicatos vão contestar o Governo, desta vez numa greve conjunta. UGT e CGTP vão juntar-se para a terceira greve dos últimos anos.

Na função pública já há acordo entre as duas centrais sindicais e os sindicatos independentes para uma greve conjunta e essa greve será a 27 de Junho. O que ainda falta anunciar com toda a certeza, é que esse será também o dia de uma greve geral.

Nesta “Edição da Noite” falou-se também de mar. Termina na sexta-feira a fase de discussão pública sobre a Estratégia Nacional para o Mar.

O documento tem como meta concretizar projectos até 2020, e aposta no regresso de Portugal ao mar nas mais variadas vertentes, desde o transporte marítimo à construção naval, passando pelo crescimento azul, que inclui a aquacultura, o turismo, os recursos minerais, e a biotecnologia.

Do mar para a religião. A biografia do Papa Francisco foi lançada esta quinta-feira, em Lisboa. O livro foi escrito pela vaticanista Francesca Ambrogetti, que veio a Portugal apresentar a obra “Papa Francisco, conversas com Jorge Bergoglio”. Uma biografia escrita ainda o cardeal Jorge Bergoglio era arcebispo de Buenos Aires.

Foi igualmente notícia o facto de a miniatura da imagem oficial de Nossa Senhora de Fátima estar patente até domingo no Museu do Oriente, em Lisboa.

A ideia da recriação partiu da Casa Leitão & Irmão, cujos joalheiros conceberam (no início dos anos 40) a famosa coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima, usada oficialmente nas celebrações de 13 de Maio a 13 de Outubro.

Tendo como horizonte o centenário das aparições, os antigos joalheiros da coroa foram encontrar os moldes da imagem original de Fátima na discreta oficina de um santeiro, em Nogueira da Maia.