Emissão Renascença | Ouvir Online

Conversas Cruzadas

Braga da Cruz vê “um decréscimo na capacidade de governação do país”

30 jun, 2013

A greve geral e a greve dos professores foram os temas em destaque no programa "Conversas Cruzadas", que contou com a presença do ex-líder da CGTP, Carvalho da Silva, que vê no Governo uma mira apontada aos sindicatos.

Braga da Cruz vê “um decréscimo na capacidade de governação do país”
O Estado está cada vez mais refém dos interesses corporativos que reduzem a sua capacidade de governar, alerta Braga da Cruz. Já Carvalho da Silva, ex-líder da CGTP, considera que foi o Governo que tomou a as medidas que levaram à realização da greve geral e acrescenta que o objectivo do executivo é claro: acabar com os sindicatos. A greve geral e a greve dos professores foram os temas em destaque no programa "Conversas Cruzadas", da Renascença.
O Estado está cada vez mais refém dos interesses corporativos que reduzem a sua capacidade de governar, alerta Braga da Cruz.

Já Carvalho da Silva, ex-líder da CGTP, considera que foi o Governo que tomou a as medidas que levaram à realização da greve geral e acrescenta que o objectivo do Executivo é claro: acabar com os sindicatos.

O ex-reitor da Universidade Católica dá como exemplos a saúde, educação e o funcionalismo público. “Há um decréscimo na capacidade de governação do país. Quer o sector da saúde, quer da educação e mesmo do funcionalismo público, a sua razão de ser não está nos próprios trabalhadores, está na população que serve.”

“Os professores existem para ensinar alunos, os médicos e enfermeiros para tratar pacientes, e os funcionários públicos para atender e servir cidadãos. E está-se a entender uma clara sobreposição dos interesses corporativos sobre o interesse geral”, continua o professor.

“Desse ponto de vista, podemos concluir que o Estado está enfraquecido, porque está cada vez mais refém de interesses.”           
    
A opinião não é partilhada por Carvalho da Silva. O ex-líder da CGTP considera que foi o Governo que tomou as medidas que levaram à realização da greve geral. “O que está em curso é a liquidação do sindicalismo, como já aconteceu em outros países. Para mim é uma evidência que há um ataque à organização dos trabalhadores.”

O docente e ex-sindicalista sublinhou ainda que os sindicatos não são os únicos que se queixam e a prova é declaração das confederações patronais feita no início da semana.

A greve geral e a greve dos professores foram os temas em destaque no programa "Conversas Cruzadas", da Renascença.