Emissão Renascença | Ouvir Online

Morreu Mário Coluna

25 fev, 2014

Óbito decretado às 19h26 de Maputo [menos duas em Portugal Continental]. Antigo internacional português e ex-capitão do Benfica foi uma das grandes figuras do clube encarnado. Coluna faleceu aos 78 anos, vítima de problemas respiratórios.

Morreu Mário Coluna
Mário Coluna morreu, esta terça-feira, aos 78 anos. A antiga glória dos encarnados e capitão dos "Magriços" estava internado no Instituto do Coração, em Maputo, desde domingo, com uma grave infecção pulmonar. Depois de uma paragem cardíaca, sofrida esta manhã, entrou em coma, com necessidade de respiração assistida, mas acabou por não sobreviver às mazelas. Para a FIFA, Coluna está entre os 100 melhores jogadores do século XX.
Mário Coluna morreu, esta terça-feira, aos 78 anos. 

A antiga glória dos encarnados e capitão dos "Magriços" estava internado no Instituto do Coração, em Maputo, desde domingo, com uma grave infecção pulmonar. Depois de uma paragem cardíaca, sofrida esta manhã, entrou em coma, com necessidade de respiração assistida, mas acabou por não sobreviver às mazelas. O óbito de Coluna foi decretado às 17h26 locais [menos duas horas em Portugal Continental].

Trajecto do "Monstro Sagrado"
Conhecido como o "Monstro Sagrado", Mário Coluna nasceu a 6 de Agosto de 1935, em Inhaca, Moçambique. Cresceu numa das casas de zinco do bairro do Alto Mahé, tal como Vicente e Matateu. A adolescência era ágil e duro para o boxe, além do enorme talento para jogar futebol e de ter sido o recordista de salto em altura em Moçambique.

Chegou a Lisboa em Agosto de 1954, proveniente do Desportivo de Lourenço Marques para representar o Benfica. Vestiu a camisola das águias até 1970, durante 17 temporadas. Ganhou 10 ligas e 7 taças de Portugal. Foi capitão e um dos melhores jogadores do Benfica, ajudando a conquistar por duas vezes o título de campeão europeu, em 1961 e 1962.

Pela selecção nacional, Mário Coluna foi 57 vezes internacional A, marcando 8 golos. Era o capitão dos magriços, a selecção nacional que alcançou o 3º lugar no Campeonato do Mundo de Futebol, em 1966.

Para a FIFA, Coluna está entre os 100 melhores jogadores do século XX.