Emissão Renascença | Ouvir Online

Croácia

100 mil euros. Gesto obsceno para os adeptos custa caro a Paulo Machado

31 jul, 2015

Médio português sancionado de forma pesada pelo Dínamo Zagreb, na sequência do acto de indisciplina protagonizado num jogo da fase preliminar da Liga dos Campeões.

100 mil euros. Gesto obsceno para os adeptos custa caro a Paulo Machado
O Dínamo Zagreb não vai enveredar pela via do despedimento de Paulo Machado, mas acaba de punir o médio com uma multa pesada de 100 mil euros, na sequência do acto de indisciplina protagonizado pelo português durante o jogo frente ao Molde (1-1), da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

"Alegra-nos que depois da sanção pelo seu gesto irracional, Paulo Machado continue no clube, pois trata-se de um futebolista que dá sempre tudo em campo e que é muito querido pelos seus colegas, principalmente pelo seu sentido de humor. Vai continuar cá assumindo as consequências dos seus atos. Toda a equipa quer que fique, mas é claro que vai ser punido pelos danos causados à equipa e a si próprio", comentou o treinador do emblema croata, Zoran Mamic, já depois do anúncio da sanção pecuniária por parte da Direcção.

Paulo Machado vai permanecer no clube no qual militam ainda os compatriotas Eduardo, Ivo Pinto ou Gonçalo Santos.

O que se passou na noite de terça-feira?
Paulo Machado, titular na equipa do Dínamo Zagreb, foi substituído por Marko Rog, aos 64 minutos, saindo de campo debaixo dos assobios dos adeptos do Dínamo, a sua equipa, descontentes com a sua prestação em campo. O médio formado nas escolas do FC Porto não se conteve e exibiu o dedo do meio a toda a plateia, ainda em pleno relvado. O gesto obsceno passou, na altura, despercebido ao árbitro belga Serge Gummieny. O problema foi o que se seguiu. 

Paulo Machado abandona o terreno de jogo e volta a protagonizar o mesmo tipo de conduta imprópria. A equipa de arbitragem apercebe-se do sucedido e o juiz principal expulsa o luso com vermelho directo. Capítulo encerrado? Nada disso. Paulo Machado abandona o banco de suplentes e, no trajecto para os balneários, volta a exibir o dedo do meio aos adeptos. 

No dia seguinte, Paulo Machado apresentou um pedido de desculpas público, mas nem a assunção do erro evitou que, numa fase inicial, o Dínamo Zagreb o suspendesse temporariamente de toda a actividade.

Apesar do reconhecimento da atitude imprópria, a realidade é que, por outro lado, dificilmente Paulo Machado escapará a mais uma sanção pesada, desta feita da parte da UEFA.