Emissão Renascença | Ouvir Online

Acabou. Fundos proibidos a partir de 1 de Maio

19 dez, 2014

FIFA decide. Fundos de investimento vão deixar de poder ter direito de propriedade sobre passes de futebolistas, dentro de menos de seis meses.

Acabou. Fundos proibidos a partir de 1 de Maio
O Comité Executivo da FIFA anunciou, esta sexta-feira, que os fundos de investimento vão deixar de poder ter direito de propriedade sobre passes de futebolistas, a partir de 1 de Maio de 2015.

A decisão carece de um processo de transição, que a entidade que superintende o futebol mundial permite e há excepções à regra que entrará em vigor dentro de menos de seis meses.

A FIFA autorizará, assim, "acordos já existentes, até à sua expiração contratual", enquanto "os novos acordos assinados entre 1 de Janeiro e 30 de Abril de 2015" não poderão ter mais de um ano.

Recorde-se que o fim dos fundos de investimento é uma das "bandeiras" da Direcção do Sporting, que tem protagonizado uma luta acérrima contra este tipo de sociedades que detêm passes de jogadores.

Contudo, os leões, o Benfica e o FC Porto continuam a ser apenas três de muitos clubes cujos passes de atletas estão alienados, total ou parcialmente, a inúmeros fundos.