Emissão Renascença | Ouvir Online

Relembre os cuidados a ter com o calor

25 jun, 2012

Para evitar as consequências do calor intenso, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) avança com um conjunto de recomendações, sobretudo para as pessoas mais vulneráveis aos dias quentes, como crianças, grávidas, idosos e doentes crónicos.

Relembre os cuidados a ter com o calor
São esperados dias de calor intenso esta semana. Nas regiões do Interior Centro e Sul, as temperaturas podem chegar aos 40 graus e os níveis de radiação ultravioleta (UV) também vão estar muito elevados.

Há seis conselhos essenciais, entre os quais, a ingestão de água ou sumos naturais, mesmo sem a sensação de sede; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e com cafeína, bem como a exposição ao sol entre as 11h00 e as 17h00 ou 18h00.

As crianças e os idosos acima dos 65 anos devem merecer uma atenção especial, porque podem não conseguir manifestar a sensação de sede.

Os doentes crónicos devem seguir as recomendações dos seus médicos assistentes, o que é essencial para reequilibrar os medicamentos e a terapêuticas ao período do maior calor.


Mais informação pode ser consultada no site da Direcção-Geral da Saúde ou, se preferir, pode ligar para a linha saúde 24 (808 24 24 24).

Este ano também foi desenvolvido um pequeno vídeo, que relembra as regras básicas para enfrentar o calor: