Emissão Renascença | Ouvir Online

Psicólogos alertam para a falta de profissionais nos centros de saúde

18 abr, 2012

Bastonário aponta para a existência de apenas cerca de 200 profissionais de psicologia para mais de 400 unidades.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) alerta para a falta de profissionais nos centros de saúde, que está a limitar o acesso de quem precisa de acompanhamento especializado, sobretudo em tempos de crise. A situação é um dos temas debatidos esta quarta-feira no primeiro congresso nacional da profissão, em Lisboa. 

O bastonário da OPP, Telmo Pinto, fala em como esta “situação ameaçadora” provocada pela insuficiência de psicólogos nas unidades de saúde pode trazer problemas aos utentes. Segundo o responsável, existem apenas cerca de 200 profissionais distribuídos por mais de 400 centros de saúde.

“Nas crises, há muitas situações em que há uma desorganização pessoal, da família, do grupo. Por isso, um dos primeiros aspectos em que os psicólogos podem ajudar é a minimizar aquilo que podem ser as ameaças que as pessoas têm”, defende Telmo Pinto.

Os psicólogos, perante os tempos difíceis, aconselham os portugueses a mobilizar os recursos necessários dentro de si porque nem sempre “as crises são só oportunidades, mas são desorganização e perturbação”.

O congresso nacional da OPP em Lisboa decorre de quarta-feira a sábado.