Emissão Renascença | Ouvir Online

Astronomia

Alinhamento de Vénus e Júpiter visível a olho nu

13 mar, 2012 • André Rodrigues

Conjunção dos dois planetas acontece ao início da noite desta terça-feira. Ambos serão visíveis a poente. Fenómeno é raro e foi observado pela última vez em Maio de 2000.

Alinhamento de Vénus e Júpiter visível a olho nu
Parecem duas estrelas mais brilhantes do que todas as outras, mas, na verdade, são planetas. Vénus e Júpiter entram em alinhamento perfeito a partir das 18h50 desta terça-feira e, por serem os dois planetas mais brilhantes do sistema solar, serão visíveis a poente.

"Quem não sabe, pode pensar que são apenas duas estrelas, mas, habitualmente, os astros mais brilhantes no céu são planetas", esclarece José Augusto Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro.

O fenómeno é raro e não tem periodicidade regular. Os registos de astronomia indicam que a última vez foi em Maio de 2000.

Como não se sabe quando volta a acontecer, José Augusto Matos sugere aos curiosos que aproveitem a oportunidade esta terça-feira, porque "é um fenómeno bonito e, como temos tido bom tempo e noites de céu limpo, vale a pena observar".

Este alinhamento é apenas aparente. Vistos da Terra, ambos os planetas distarão apenas 3 graus, mas, na verdade, Vénus é o mais próximo de nós. Júpiter está a centenas de milhões de quilómetros.