Urgências. Um simulador para saber se foi atendido dentro do tempo recomendado
24 jul, 2015
A ideia é da Deco e os tempos de atendimento “fora do normal” previsto no protocolo de Manchester vão ser enviados às autoridades.
A associação de defesa do consumidor Deco lançou, na quinta-feira, uma ferramenta online que permite aos utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) perceber se esperaram demais para serem atendidos nas urgências hospitalares.
Os utentes podem, assim, recorrer a uma espécie de simulador que lhes permite saber se foram atendidos nas urgências dos hospitais dentro dos tempos recomendados pelo protocolo de triagem de Manchester – usado na maioria das unidades através de pulseiras com cores diferentes consoante as prioridades.
“Os dados são anónimos e enviados às autoridades em situações fora do normal”, explica a Deco, que pretende, com esta ferramenta, detectar problemas e pressionar as autoridades para melhorar o serviço.
A triagem de Manchester permite avaliar o risco clínico do utente, com base em critérios acordados ao nível internacional, e atribuir um grau de prioridade para o atendimento, através de uma cor de pulseira. A vermelha é a mais grave, sendo atribuída a situações de emergência que exigem atendimento imediato, e a azul a atribuída a situações não urgentes, cuja espera se admite até quatro horas.
No início do ano, a Deco lançado uma ferramenta online idêntica, mas dedicada aos tempos de espera nas consultas de especialidade nos hospitais ou cirurgias, cujos tempos de resposta estão definidos por lei.
A primeira consulta da especialidade e as cirurgias não oncológicas foram os cuidados mais problemáticos, com incumprimentos em 43% e 25% dos casos, respectivamente.
Em 80% dos casos os utentes não sabiam o nível de prioridade atribuído à sua consulta ou cirurgia e nem lhes foi dada uma estimativa do tempo de espera para serem atendidos.