Emissão Renascença | Ouvir Online

Vila Verde

Protesto. Enfermeiras fazem 15 quilómetros a pé para atender doentes

02 jul, 2015

Falta de motoristas e assistentes operacionais na origem da acção. Administração Regional de Saúde do Norte fala em "propaganda sindical".

Em protesto contra a falta de motoristas e assistentes operacionais, os enfermeiros da unidade de cuidados na comunidade do centro de saúde de Vila Verde, no distrito de Braga, vão fazer esta quinta-feira cerca de 15 quilómetros a pé, para assistência domiciliária aos utentes.

Serão feitos apenas dois dos cerca de 10 domicílios previstos, "porque o tempo não dá para mais", afirma Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

O protesto convocado pelo SEP tem como mote "Calce os nossos sapatos", naquele que é um convite à população para "sentir nos pés e na pele o que os enfermeiros passam para fazerem os domicílios".

De acordo com o sindicato, os enfermeiros de Vila Verde "estão confrontados, desde há algum tempo, de forma incompreensível, com a retirada das condições necessárias para a efectivação das consultas de enfermagem".

"As enfermeiras, conscientes da imprescindível necessidade dos cuidados de enfermagem a estes doentes, decidiram fazê-lo a pé, tanto quanto humanamente seja possível", acrescenta.

Administração fala em “propaganda sindical”
Numa reacção a este protesto, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) garantiu que as enfermeiras foram a pé à casa dos utentes "por vontade própria", sublinhando que se tratará de uma "acção de propaganda sindical".

"As enfermeiras incluídas na equipa em apreço deslocaram-se a pé aos domicílios por vontade própria, uma vez que o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) lhes disponibilizou uma viatura para o efeito", refere a ARSN, em comunicado.

A administração acrescenta que já foi determinada a instauração do respectivo inquérito, com vista a apurar se a prestação de cuidados de saúde foi colocada em causa.

A ARSN refere ainda que a contestação apenas se está a verificar no concelho de Vila Verde.