Emissão Renascença | Ouvir Online

ONU e Vaticano unidos contra as alterações climáticas

28 abr, 2015

O Papa espera que a sua encíclica sobre o ambiente sirva para influenciar positivamente a conferência da ONU sobre alterações climáticas que se vai realizar este ano em Paris.

A ONU e o Vaticano deram esta terça-feira provas de estarem unidos na luta contra as alterações climáticas.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, esteve em Roma para inaugurar uma conferência sobre alterações climáticas, promovida pela Academia Pontifícia para as Ciências, tendo sido recebido em audiência pelo Papa Francisco.

Os dois líderes sublinharam a importância de agir para impedir a continuação dos efeitos prejudiciais da acção dos homens sobre a natureza.

"A mitigação das alterações climáticas e a adaptação aos seus efeitos são necessárias para que se consiga erradicar a pobreza extrema, reduzir as desigualdades e garantir desenvolvimento económico sustentável e equitativo", afirmou Ban Ki-Moon, no seu discurso de abertura da conferência.

O Papa Francisco não falou em público no final do seu encontro com Ban Ki-Moon, mas o secretário-geral da ONU diz que os dois falaram sobre a encíclica que Francisco está a escrever sobre o ambiente.

"A encíclica vai mostrar ao mundo que a protecção do ambiente é um imperativo moral e um dever sagrado para as pessoas de fé e para as pessoas de consciência", afirmou Ban Ki-Moon.

O Papa já disse que espera que a sua encíclica sirva para influenciar positivamente a conferência da ONU sobre alterações climáticas que se vai realizar este ano em Paris.