Emissão Renascença | Ouvir Online

Crianças e jovens passam mais de seis horas por dia em frente a um ecrã

29 mar, 2015

São os rapazes na adolescência que gastam mais tempo a ver televisão, a usar computadores, tablets e telemóveis. Nestes casos adependência chega às oito horas. Em 20 anos, o tempo que as criancas e os jovens  passam em frente e um ecrã duplicou.

Crianças e jovens passam mais de seis horas por dia em frente a um ecrã

Seis horas e meia por dia. É este o tempo médio diário que as crianças e jovens, entre os cinco e os 16 anos, passam em frente a um ecrã. Um novo estudo divulgado pelo Childwise, centro de investigação britânico, garante que nos últimos 20 anos, o tempo que os mais novos gastam com brinquedos tecnológicos duplicou.

Se por um lado, os rapazes na adolescência são os que estão mais horas em frente a um ecrã, cerca de oito por dia. Por outro, são as raparigas de oito anos que estão menos tempo, apenas três horas e meia.

A investigação inclui o tempo passado em frente a televisões, com videojogos, com telemóveis ou nos tablets. Foram inquiridas 2000 crianças, entre os 5 e os 16 anos de idade.

Outra das conclusões do relatório Connected Kids, citada pela BBC, foi que actualmente as crianças e jovens utilizam mais do que um aparelho ao mesmo tempo. Por exemplo, enquanto estão a ver televisão, estão, simultaneamente, a navegar na internet através do telemóvel ou do tablet.

A forma de verem televisão também mudou. Hoje em dia, a maioria dos jovens recorre a canais como Youtube, em vez da tradicional TV.