Emissão Renascença | Ouvir Online

Ministro da Saúde garante cumprimento de escalas de urgências

23 jan, 2015

Promessa foi feita por Paulo Macedo numa visita ao hospital de Castelo Branco.

Ministro da Saúde garante cumprimento de escalas de urgências

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, garante que todas as escalas de urgência estão a ser reconfirmadas para todo o ano e para todo o país. Paulo Macedo foi questionado em Castelo Branco sobre eventuais faltas de médicos no período de Carnaval que pode ainda ser marcado por forte afluência às urgências devido à incidência de gripe.

"As escalas para o Carnaval estão feitas, aliás como estão feitas para o ano todo. O que estamos a fazer é a reconfirmar com os Conselhos de Administração dos Hospitais que essas escalas estão asseguradas", disse.

Entretanto, para resolver os problemas nas urgências o Ministério da Saúde vai apostar no redimensionamento desses espaços em alguns hospitais. O governante deu o exemplo do Amadora-Sintra e do Hospital das Caldas da Rainha.

“Relativamente à urgência do Hospital Amadora-Sintra, como outras urgências, designadamente o Hospital das Caldas, são hospitais que em termos físicos – independentemente de quantidade de recursos humanos – não conseguem fazer face a um pico de procura acrescido como aquele que temos. No caso do Amadora-Sintra temos um novo projecto para a urgência que poderá passar ou pela construção de um novo edifício ou de reinstalação ou redimensionamento da urgência”, referiu.

O ministro da Saúde respondeu ainda a António Costa que sugeriu a isenção de taxas moderadoras para pessoas com quadros clínicos de gripe. “Não há qualquer motivo técnico ou clinico que altere o perfil da procura por haver ou não isenção das taxas moderadoras”, acrescenta.