Emissão Renascença | Ouvir Online

MP investiga mortes nas urgências em três hospitais

23 jan, 2015

Neste Inverno, já morreram, pelo menos, oito pessoas em urgências hospitalares.

O Ministério Público (MP) está a investigar os casos dos doentes que morreram nas urgências dos hospitais de S. José, Peniche e Santa Maria da Feira.

De acordo com a resposta enviada à agência Lusa, os inquéritos foram instaurados por iniciativa da Procuradoria-geral da República.

Neste Inverno já morreram pelo menos oito pessoas em urgências hospitalares.

Segundo o último Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, um terço dos casos detectados na terceira semana deste ano pertence ao vírus A (H3), que inclui estirpes diferentes daquela que consta nas vacinas administradas nesta época gripal.

Neste período, foram analisados 393 casos de síndroma gripal, com o vírus influenza do tipo B - o predominante - a ser detectado em 68% dos casos de gripe.

Contudo, o vírus A (H3) foi identificado em 32% dos casos de gripe, representando "um aumento destes casos" relativamente à semana anterior.

O frio extremo, o aumento da incidência das infecções respiratórias agudas e o início da actividade gripal são algumas das causas que as autoridades atribuem ao excesso de óbitos que se registou na terceira semana do ano.

Uma nota da Direcção-Geral da Saúde (DGS) indica que "também nalguns países da Europa foi observado excesso de mortalidade (Inglaterra, Escócia, País de Gales, Holanda e França)".