Emissão Renascença | Ouvir Online

Um guia para a prevenção do cancro

01 nov, 2014 • Hugo Monteiro

As respostas do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) a perguntas que todos fazemos.

Um guia para a prevenção do cancro

Como posso evitar os factores de risco?
São vários os comportamentos a evitar de forma a diminuir o risco de contrair a doença. Assim, não fumar é uma das melhores formas de evitar o cancro do pulmão ou da bexiga, por exemplo. Outra das melhores formas de prevenir a doença consiste em manter o peso controlado. Os especialistas consideram que o peso ideal significa ter um índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 25. O índice de massa corporal é medido através de uma operação matemática que consiste na divisão da massa do indivíduo (quilogramas) pelo quadrado de sua altura (metros). É, ainda, aconselhável, praticar exercício físico, ter uma alimentação saudável e proteger-se do sol.

Sei que tenho de fazer exercício físico. Mas qual a quantidade de exercício que é ideal para mim?
Os especialistas dividem a actividade física em dois tipos: a moderada e a intensa. A escolha depende da sua condição física e idade. De qualquer forma, são aconselhados, pelo menos, 150 minutos por semana de uma actividade física moderada ou 75 minutos por semana de uma actividade física intensa.

O que significa ter uma alimentação saudável?
Comer, pelo menos, cinco porções de frutas e vegetais por dia; evitar carnes vermelhas e sal e não beber álcool. Se o fizer, o máximo que deverá ingerir será uma bebida por dia se for mulher e duas bebidas por dia se for homem.

Para me proteger do sol basta usar protector solar?
Não. Convém usar t-shirt, chapéu e óculos escuros, por exemplo, quando se vai à praia, evitando a exposição ao sol entre as 11h00 e as 17h00. O protector solar deverá ter um factor de protecção superior a 30.

Há vacinas que ajudam a prevenir casos de cancro?
Deve estar imunizado contra o vírus do papiloma humano (HPV) e contra o vírus da hepatite B (HBV). Além disso, convém evitar comportamentos sexuais de risco e outros comportamentos como troca de seringas.

E para conseguir detectar precocemente um cancro? O que devo fazer?
Deve realizar regularmente os autoexames da pele, da mama (se for mulher) e dos testículos (se for homem).

E quanto aos rastreios?
Se for mulher, deve fazer uma mamografia de dois em dois anos, dos 45 até aos 70 anos de idade. Para detectar um eventual cancro do cólo do útero, deverá fazer um exame de papanicolau de três em três anos, desde os 25 até aos 65 anos de idade. Para detectar o cancro colo-rectal, a situação ideal seria fazer uma colonoscopia aos 55 anos.