Emissão Renascença | Ouvir Online

Hospitais podem receber novo reforço de capitais em 2015

22 out, 2014

O ministro da Saúde avançou que a hipótese está a ser estudada para evitar mais falências técnicas.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, admite um novo reforço de capitais para os hospitais públicos em 2015 para resolver situações de falência técnica de hospitais.

"Estamos a estudar a possibilidade de haver novos reforços de capital dos hospitais para esta situação, porque é assim que muitos se encontram e foi assim que os herdámos: em situação de falência técnica", disse Paulo Macedo, no Porto, à margem da inauguração do novo Centro Biomédico de Simulação.

Paulo Macedo especificou que este aumento de capital ocorrerá "no horizonte de 2015".

Questionado se este é o Orçamento do Estado (OE) para 2015 que desejava, o ministro referiu que não, mesmo que este seja "um orçamento que tem uma diferenciação positiva para a saúde".

"Aumentam as transferências para a saúde, [o OE2015] tem um congelamento ou diminuição das taxas moderadoras, invertendo um ciclo que vinha a acontecer, tem novas fontes de financiamento formalizadas de outras áreas, quer através de seguradoras, quer da indústria farmacêutica", justificou.

Sobre a diminuição em cinco cêntimos nas taxas moderadoras, Paulo Macedo considerou ser "um excelente exemplo quando se fala na inversão de um ciclo" que "é tão minimizada quando desce e tão valorizada, como aconteceu todos estes anos, quando aumentaram, e exactamente os mesmos cinco cêntimos".

Paulo Macedo afirmou que, com o OE2015, "os portugueses podem esperar um Serviço Nacional de Saúde que vai continuar a dar resposta".