Emissão Renascença | Ouvir Online

Franceses aconselhados a abandonarem países afectados pelo ébola

27 ago, 2014

A pedido do Governo de Paris, a Air France vai suspender as ligações para Freetown, a capital da Serra Leoa.

A França recomenda aos seus cidadãos na Serra Leoa, Libéria, Nigéria e Guiné Conacri que abandonem estes países por causa do crescente número de casos de ébola. Esta advertência aplica-se a todas as pessoas cuja presença nestes países não é absolutamente necessária.

Aos cidadãos que precisam de permanecer na Guiné Conacri ou na Serra Leoa por motivos profissionais, Paris recomenda que se dirijam à embaixada francesa para deixarem os seus dados.

No caso de aparecerem sintomas, como a febre ou as dores musculares, os franceses são aconselhados a apresentarem-se na embaixada ou no centro médico-social.

O Governo francês recomendou, esta quarta-feira, que a companhia Air France suspenda “temporariamente” as ligações aéreas com a capital da Serra Leoa, por causa da epidemia de Ébola que está a afectar aquele país da África Ocidental. A transportadora aérea já confirmou que vai deixar de voar para Freetown.

A indicação de Paris surge um dia após a companhia britânica British Airways ter prolongado até 2015 a suspensão das ligações aéreas com a Libéria e a Serra Leoa, na sequência da evolução da epidemia.

Na terça-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS) fechou um laboratório na Serra Leoa e retirou todo o pessoal médico depois de um funcionário ter contraído o vírus. Foi transferido para Hamburgo, Alemanha, esta quarta-feira.

Por considerar que o paciente ainda se encontra num estágio inicial da infecção, o centro de medicina tropical, que o recebeu, vai começar por tratar os sintomas do vírus, pondo de parte a administração do tratamento experimental ZMapp.

Em Angola, o aeroporto de Luanda já destacou uma equipa de especialistas para lidar com possíveis casos de infecção. Uma das medidas adoptadas é a quarentena de qualquer passageiro que aterre na capital com sintomas de febre.

A Serra Leoa, Nigéria, Libéria, Guiné Conacri e República Democrática do Congo são os países afectados pelo vírus transmitido através de fluidos corporais, que causa febres hemorrágicas e já matou 1.427 pessoas desde o início do surto em Março.


O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus.