Emissão Renascença | Ouvir Online

Lucro da Espírito Santo Saúde a crescer

25 ago, 2014

Resultados positivos surgem numa altura em que há uma OPA por parte de um grupo mexicano.

O lucro da Espírito Santo Saúde (ESS) subiu 44,3% no primeiro semestre deste ano, face a igual período do ano passado, para 8,7 milhões de euros, anunciou a empresa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa adianta que os rendimentos operacionais avançaram 6,4% para 201,1 milhões de euros, face ao primeiro semestre de 2013, "impulsionados principalmente pelo crescimento da actividade do segmento de cuidados de saúde privados (+4,5%) e do Hospital Beatriz Ângelo no segmento de cuidados de saúde públicos (crescimento de 12,5%)".

O resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) subiu 1% para 28,3 milhões de euros, e a margem EBITDA foi de 14,1%, um decréscimo de 0,8 pontos percentuais face ao primeiro semestre de 2013.

A empresa vai prosseguir com os planos de expansão da sua capacidade instalada, nomeadamente no Hospital da Luz, no Hospital da Arrábida e no Hospital da Luz - Clínica de Oeiras, refere a nota. No segmento de cuidados de saúde públicos, "o grupo estará focado na manutenção dos níveis elevados de crescimento da actividade e na implementação de iniciativas de aumento de eficiência, a fim de continuar a melhorar os níveis de rentabilidade do Hospital Beatriz Ângelo".

Espera-se que a administração da ESS assuma uma posição esta semana, depois de o Grupo mexicano Angeles ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) voluntária sobre o capital da ESS, oferecendo 4,30 euros por cada acção, acima do valor de mercado.

A ESS é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures (Beatriz Ângelo).

A ESS é actualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES) que, a pedido da própria, se encontra sob gestão controlada pelo Tribunal do Comércio do Luxemburgo desde o dia 29 de Julho de 2014.