Emissão Renascença | Ouvir Online

Ébola resiste até ao fim de 2014

22 ago, 2014

A Organização Mundial de Saúde assume que não conseguirá erradicar a doença antes de 2015.

Ébola resiste até ao fim de 2014
A Organização Mundial de Saúde (OMS) não vai conseguir conter a epidemia de ébola na África Ocidental até ao fim do corrente ano.

A organização está a criar um plano estratégico para combater o vírus, trabalho que vai prolongar-se por um período de seis a nove meses, segundo avançou a porta-voz da OMS, em conferência de imprensa, esta sexta-feira.

“Sinceramente, ninguém sabe quando é que este surto do ébola vai terminar”, disse a porta-voz, quando questionada se a OMS esperava que a epidemia se alastrasse até 2015.

Mais de 1300 pessoas morreram no último surto do ébola, o pior de sempre, e todos os dias há notícia de novos infectados.

Em Portugal, os funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras estão a receber formação por parte da Direcção Geral da Saúde. A pensar nos portugueses nos países afectados por surto de ébola, o Governo também já deixou uma série de conselhos.

A DGS promove sessões de esclarecimento aos funcionários do SEF sobre o vírus do Ébola, para "habilitá-los a discutir e aconselhar" os viajantes sobre a matéria no Aeroporto de Faro, Lisboa e Porto.

O que é o ébola? Perguntas e respostas sobre o vírus