Emissão Renascença | Ouvir Online

Autarcas contra perda de serviços no Hospital de Penafiel

11 abr, 2014 • Henrique Cunha

Presidentes de Câmara estão a preparar, em conjunto com a administração da unidade, a contestação aos critérios definidos para a reclassificação.

O autarcas do Tâmega e Sousa receiam que o Hospital de Penafiel fique sem alguns serviços e vão contestar reclassificam daquela unidades de cuidados de saúde.

Gonçalo Rocha, presidente da comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, teme a perda de algumas valências do Hospital de Penafiel, em particular a de urologia.

Em declarações à Renascença, diz que já está a preparar, em conjunto com a administração da unidade, a contestação aos critérios definidos para a reclassificação.

Uma portaria publicada quinta-feira vem categorizar os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em grupos de 1 a 4, hierarquizando as unidades de acordo com a natureza das suas responsabilidades e valências.

O conselho de administração do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho também se mostra muito preocupado com o conteúdo do diploma publicado, que desclassifica a unidade. Em comunicado enviado à Renascença, sustenta não ser razoável qualquer perda de valências, dada a capacidade instalada dos seus serviços.

A Renascença já contactou o Ministério da Saúde mas, até ao momento, não obteve esclarecimentos sobre as preocupações manifestadas pelos autarcas do Tâmega e Sousa e pela administração do centro hospitalar de Gaia.