Emissão Renascença | Ouvir Online

Esqueleto encontrado em Inglaterra é do rei Ricardo III

04 fev, 2013

Os vestígios de ADN dos ossos do esqueleto, encontrado em 2012, coincidem com o ADN da família do monarca, revelaram os cientistas da Universidade de Leicester.

Esqueleto encontrado em Inglaterra é do rei Ricardo III
Esta segunda-feira um grupo de investigadores britânicos confirmou que um esqueleto, encontrado em Setembro de 2012 num parque de estacionamento de Leicester, pertence mesmo ao rei Ricardo III. O monarca teria sido sepultado junto uma igreja franciscana demolida em consequência da reforma religiosa no século XVI.

O esqueleto foi encontrado em Setembro de 2012 por baixo de um parque de estacionamento de Leicester, em Inglaterra, mas a confirmação só chegou esta segunda-feira: cientistas garantem que sim, os restos mortais são mesmo do rei Ricardo III.

Os vestígios de ADN dos ossos do esqueleto coincidem com o ADN da família do monarca, revelaram os cientistas da Universidade de Leicester. As amostras de ADN do esqueleto correspondem a uma amostra de um parente distante do rei, ainda vivo.

Richard Buckley, arqueologista chefe da universidade, afirmou esta segunda-feira, em conferência de imprensa: "Sem qualquer dúvida, é Ricardo", o rei morto na batalha de Bosworth Field, em 1485, pelas forças de Henrique VII.

Depois de um "rigoroso estudo académico" aos ossos (que revelam várias marcas da luta que matou Ricardo III – há dez ferimentos, oito dos quais no crânio), a datação de carbono indica que a morte aconteceu entre 1455 e 1540.

Citado pela BBC, Jo Appleboy, osteologista da Escola de Arqueologia e História Antiga da universidade, revelou que os ossos são de um homem com cerca de 30 anos. Ricardo tinha 32 quando morreu.

A sepultura de Ricardo III, que teve um dos reinados mais curtos da história inglesa (26 meses), tinha-se "perdido" no século XVI, depois de a igreja do Coro de Greyfriars, onde estavam os seus restos mortais, ter sido demolida.

Desde então, não se sabia onde estaria o esqueleto do monarca, o último rei inglês a morrer em batalha, que voltará a ser enterrado, na catedral de Leicester.