Emissão Renascença | Ouvir Online

Arquitectura

Porto candidato a melhor cidade de 2012

20 dez, 2011

Revista "Wallpaper" destaca a arquitectura com forte influência de consagrados portuenses, como Siza Vieira e Souto Moura.

Porto candidato a melhor cidade de 2012

O Porto é candidato ao prémio de "Melhor Cidade 2012" nos "design awards" da revista "Wallpaper", prémio que vai disputar com Londres, Berlim, Cidade do México e a chinesa Guangzhou.
 
A "vida cultural da baixa" portuense, "revitalizada por uma comunidade artística e estudantil activa", e "as casas de granito que se amontoam no terreno acidentado" são alguns dos motivos apontados pela conceituada revista internacional.
 
A "Wallpaper" destaca ainda a arquitectura com forte influência de consagrados portuenses, bem como a aposta gastronómica através de um conjunto de novos restaurantes.
 
"A paisagem foi sendo dotada de arquitectura moderna atractiva de gente como Álvaro Siza Vieira (o arquitecto vivo mais conhecido em Portugal), Eduardo Souto de Moura (vencedor do Prémio Pritzker de Arquitectura em 2011) e Agostinho Ricca", explica a revista inglesa.
 
E acrescenta: "E a cena gastronómica foi bombardeada por restaurantes belissimamente desenhados com visões magníficas do oceano e da cidade".
 
Nesta espécie de "óscares" da arquitectura, que serão atribuídos em Fevereiro de 2012, a Wallpaper destaca ainda o teleférico de Vila Nova de Gaia e o Museu do Côa (em Foz Côa) como exemplos de "nova arquitectura".
 
O Porto Património da Humanidade pela UNESCO já tinha sido destacado este ano pela revista "Lonely Planet", referência dos viajantes internacionais, que indicou a cidade como o quarto destino favorito mundial para 2012, elogiando a sua beleza e competitividade dos preços, além do inevitável vinho do Porto.