Emissão Renascença | Ouvir Online

FAD de Arquitectura 2015

Hotel em Tavira e biblioteca em Loures vencem prémios

03 jul, 2015

Ozadi Tavira Hotel recebeu o Prémio FAD Arquitectura 2015. Prémio FAD na categoria de Design de Interiores foi atribuído à Biblioteca de São Paulo, na Apelação, em Loures.

Hotel em Tavira e biblioteca em Loures vencem prémios
O Ozadi Tavira Hotel, no Algarve, e a Biblioteca de São Paulo, na Apelação, em Loures, foram distinguidos esta sexta-feira, em Barcelona, com o Prémio Fomento de las Artes e del Diseño (FAD) de Arquitectura.

O Ozadi Tavira Hotel recebeu o Prémio FAD Arquitectura 2015, ex-aequo, com a Casa Bastida de Begur, em Girona, Espanha, numa cerimónia que decorreu na sede do Fomento da Artes e do Desenho, em Barcelona.

O Prémio FAD na categoria de Design de Interiores foi atribuído à Biblioteca de São Paulo, na Apelação, em Loures.

O Ozadi Tavira Hotel foi construído nos anos 60 e as obras de renovação foram projectadas pelo arquitecto Pedro Campos Costa.
Segundo o júri, a renovação foi “planeada com inteligência e sensibilidade, ressalvando os valores da construção original”.

Em relação à biblioteca, uma obra dos anos 60 reabilitada pelos arquitectos Patrícia Marques e J. Paulo Costa, o júri distinguiu a intervenção por ter sido criado um “ambiente de unidade de recolhimento, envolvente, simples e sereno, muito propício à leitura”.

Os prémios FAD de Arquitectura e Interiores são concedidos pela associação ArquinFAD do Fomentos das Artes e do Desenho a pessoas e entidades que tenham apresentado obras terminadas durante o ano anterior na Península Ibérica e ilhas.

Na actual edição, a número 57, foram apresentadas um total de 458 obras.

O FAD é uma associação privada sem fins lucrativos criada em Barcelona, com o objectivo de promover o desenho e a arquitectura na vida cultural e económica do país, articulando-se com várias associações profissionais relacionadas com estas disciplinas.