Emissão Renascença | Ouvir Online

Nove Casas de “Escritores a Norte” para descobrir

18 mai, 2015 • Olímpia Mairos

Projecto da Direcção Regional de Cultura do Norte liga escritores do Norte através da internet, livro e documentários.

A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) está a desenvolver um projecto que vai criar um portal na internet para divulgar nove casas ligadas a escritores da região.

O projecto “Escritores a Norte, vidas com obra em casas d’escritas” pretende “promover e divulgar o vasto património literário e o que está relacionado com as casas ligadas a alguns escritores do Norte”, refere uma nota da DRCN.

A iniciativa abrange a Quinta das Quintãs, sobre os escritores Domingos Monteiro, Pina de Morais e Graça Pina de Morais (Mesão Frio), o Espaço Miguel Torga e Casa Miguel Torga, sobre o escritor Miguel Torga (Sabrosa), a Casa de Camilo Castelo Branco, sobre Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão), a Fundação Arthur Cupertino de Miranda, sobre Mário Cesariny (Vila Nova de Famalicão) e a Casa Museu Ferreira de Castro, sobre o escritor Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis).

Contempla também a Casa Museu Guerra Junqueiro, sobre Guerra Junqueiro (Porto), Casa Museu Aquilino Ribeiro, sobre o escritor Aquilino Ribeiro (Moimenta da Beira) a Fundação Eça de Queirós, sobre o escritor Eça de Queirós (Baião) e Casa Museu José Régio, sobre José Régio (Vila do Conde).

Os trabalhos, com vista à implementação do projecto, iniciaram-se em Novembro do ano passado e devem estar concluídos em finais de Julho.

Contemplam a criação de um portão dedicado às nove casas onde ficará alojada informação respeitante a cada um dos espaços memória, aos escritores associados e ao património envolvido. A produção de nove documentários, que resultarão numa série de televisão e posterior lançamento, em formato DVD, sendo cada documentário dedicado a uma casa, escritor e património associados.

Prevê ainda a edição de um livro, editado em quatro línguas (português, francês, inglês e espanhol), com uma tiragem prevista de 6.000 exemplares e que já está em fase de revisão.

O projecto resulta de uma candidatura de 145 mil euros ao programa operacional regional do norte ON2.